Em uma outra postagem que fizemos aqui, falamos um pouco de como tudo isso surgiu desde o começo com as geladeiras, porém desde o  principio até os tempos de hoje o intuito é o mesmo: armazenar e conservar alimentos e produtos de um modo geral por mais tempo através do frio artificial, através da refrigeração.

Um assunto muito pautado na decisão de escolha entre uma câmara fria ao invés de diversos freezers, é o consumo de energia elétrica, mas além disso outro aspecto mais importante é a relação de aproveitamento de espaço. Com o avanço da urbanização e o aumento gigantesco da população, os espaços tendem a cada vez ficarem menores, portanto pensar em eficiência de estocagem está deixando de ser assunto desprezível e passando a ser um assunto primordial, principalmente quando se pensa em abrir um negócio em regiões urbanas como São Paulo, por exemplo.

Então, o que é melhor para seu negócio, vários freezers ou uma câmara fria? É para isso que criamos esta publicação, e para mostrar vantagens e desvantagens vamos abordar alguns pontos:

  • Área de ocupação
  • Consumo de energia elétrica
  • Volume de produto estocado
  • Valor gasto com energia
  • Vida útil
Comparativo câmara fria x freezers

Com a tabela apresentada é possível observarmos que algo muito relevante é o espaço ocupado pelos freezers em relação à câmara fria, ao instalar uma câmara fria em seu estabelecimento é possível ter uma redução de até 449% de espaço ocupado, armazenando a mesma quantidade de produtos.

Outro ponto muito importante a ser observado é o consumo de energia de até 30% a menos que os freezers, isso sem considerar o consumo na partida dos motores. Esta economia ocorre pois as câmaras frias possuem um nível de vedação muito maior que os freezers, além de ter maior eficiência pois seu motor fica na parte externa, que inclusive este é mais um motivo que negativa os freezers, uma vez que os motores ficam em ambiente interno, gerando calor no ambiente e também níveis altíssimos de ruído sonoro.

As câmaras frias por possuírem construtivo mais robusto com materiais mais resistentes, faz com que ela possua uma vida útil ainda mais que os freezers e refrigeradores.

Outra vantagem para as câmaras, é que possibilita de você instalar um sistema de automação remoto já integrado ao quadro de comando, que poderá enviar alertas para um smartphone ou endereço de e-mail, informando que algum problema está ocorrendo, com isso evitando que se tenha perdas de mercadorias.

Nós da SCS Engenharia, produzimos câmaras frias modulares com construtivo em termo painel, cujo quais podem ter medidas padrões bem como especiais, de acordo com a necessidade de cada aplicação.

Para saber mais sobre as câmaras frias da SCS Engenharia clique aqui.

Caso precise, basta entrar em contato conosco através dos telefones disponíveis aqui em nossa página. Realizamos o projeto e também estudo de viabilidade de retrofit.